quinta-feira, 10 de outubro de 2013

O BRASIL TEM CAMINHADO ASSIM

A História do Brasil está dividida do seguinte modo: Período Colonial (1500-1822); Período Imperial (1822-1889), Período Republicano (1889-1985) e Nova República (1985 até os dias de hoje). 
No Período Colonial, ficou à mercê do Reino de Portugal que, segundo os críticos, levou toda ou quase toda nossa riqueza; durante o Império, esteve sob o mando e os desmandos de Pedro I, no chamado Primeiro Reinado (1822-1831), dos Regentes, no Período Regencial (1831-1840), e de Pedro II no Segundo Reinado (1840-1889); por último, veio a tão esperada República como forma de governo, proclamada no dia 15 de novembro de 1889, e um novo sistema de governo, no caso, o presidencialista, tendo como primeiro presidente o marechal Deodoro da Fonseca. 
A República e o presidencialismo surgiram como uma esperança para o povo brasileiro, pois iriam pôr um fim a todas as mazelas da nação. 
Mas não foi bem assim. Depois de tantos presidentes da República, entre nomeados e eleitos, o Brasil amargou regimes ditatoriais que comprometeram o futuro de sua gente. Em 1988 viu um clarão de luz resplandecer em seu horizonte, com o advento da nova Constituição, tida como a mais democrática e a mais cidadã de sua história. O século XX entrou em seu crepúsculo e a recente ordem democrática ingressou na aurora do século XXI, renovando, em nós, aquela esperança de um Brasil emergente, principalmente na seara econômica. Pela primeira vez, o País elegeu (e com eleição direta) um torneiro mecânico, o senhor Luís Inácio Lula da Silva (o Lula) no ano de 2002 e passou a ser governando por um presidente saído das entranhas do povo, não mais da elite. 
Passados quase 13 anos desse século XXI, o Brasil, no momento governando pela senhora Dilma Rousseff (nascida também das entranhas do povo), ainda não atingiu níveis de qualidade de vida satisfatórios. Vivenciamos um momento crítico, de insatisfação quase generalizada, no qual praticamente nenhum cidadão de bem acredita mais em seus agentes políticos devido ao mar de corrupção que assola nosso "berço esplêndido". Há uma onda de violência urbana jamais vista (furtos, roubos, sequestros, homicídios, etc), bem como nunca se viu tantas crianças e jovens fazendo uso de drogas, educação pública básica totalmente fracassada, outros serviços essenciais, como saúde e transportes deprimentemente sendo prestados, enfim, aquilo que as pessoas esperam dos governantes, infelizmente, não vem a contento. 
Fica a pergunta: – Quais as perspectivas do povo brasileiro para as próximas décadas? 

Coreaú-CE, 09 de outubro de 2013.

Fernando Machado Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário