quarta-feira, 16 de outubro de 2013

VIAGENS FANTÁSTICAS











Infinitas viagens fiz
Por este mundo afora
De dia, de noite, qualquer hora
Primeiro foi meu Brasil
País de belezas mil
Rios, fauna, flora, minerais
Praias, serras, animais
Sedenta por outras terras, costumes
Encantei-me e fui atrás.

Viajei pela África, “berço da humanidade”
Suas encantadoras cidades
De estruturas geográficas antigas
África Branca, África Negra, pessoas amigas
Grandiosa vida selvagem
Vales férteis, rios históricos
Desertos gigantes, homens heróicos
Grande contraste da pobreza e riqueza
Uns com tão pouco, outros demais
Mas não me contive e fui atrás
De conhecer muito mais...

A Ásia conheci também
Maior e mais populoso continente
De grandes bacias hidrográficas
Da mais alta cadeia montanhosa
Himalaia: teto do mundo
Lar do Everest
De países de economia forte
Japão, Índia, China
Abrigo de animais raros, diversos
Ursos brancos, renas, hienas, leopardos, tigres...
Povo de fé
Islamismo, hinduísmo e budismo
Religiões principais
Vi muito mais.

Europa, origem do nome na mitologia grega
Não deixei de conhecer
Países de economia desenvolvida
Pessoas com bom viver
Índices sociais entre os melhores do mundo
Continente do euro, moeda mais importante
Predominância de planícies
De formações vegetais como a
Taiga, tundra, estepes, mediterrânea
De rios imponentes: Danúbio, Reno, Volga, Sena, Tamisa...

América de Américo Vespúcio
Conheci também
Segundo maior continente da Terra
Banhada pelos oceanos Pacífico, Atlântico e Glacial Ártico
De forma quase triangular
Com maior largura no EUA e Canadá
Povoada por europeus em diferentes áreas
Climas bastante diversificados
Flora de tundras, estepes, florestas, vegetação de deserto
Fauna de raposas, veados, lebres, serpentes, lagartos, esquilos, aves...

Inúmeros outros lugares conheci
Citá-los e descrever o que vi... impossível...
Alguns belos, fortes, gigantes
Outros frágeis, miseráveis, mas todos importantes
Belezas raras que jamais vou esquecer
Parar de viajar não vou poder
Pois sei da importância que tem a leitura
Para todo ser, para toda criatura
Aqui no meu sofá, na minha rede, seja onde for
Com muito amor e com um livro sempre à mão
Sempre viajarei nas asas da imaginação.

Socorro Moreira
Coordenadora/Professora

Nenhum comentário:

Postar um comentário