Quando menino lá na Palma, fui protagonista de um episódio de CBD. No inverno o gado pastava à solta
nos pastos ainda livres das cercas. O inverno era tempo dos insetos dípteros, especialmente os cocliomídeos e os sarcofadígeos (depois eu explico*) agirem sobre os rebanhos. Meu pai recebeu a notícia de que uma novilha amojada estava com uma bicheira feia na anca direita e estava amoitada. Me incumbiu, então, de uma tarefa:
– Depois que você deixar os bezerros nos córregos, passa na casa do Seu Belchior Conrado (patriaca da família), que nesta hora ele já está de pé; peça pra ele curar a bicheira da novinha que está no pasto dos Altos do Lucas.
Não entendi direito se Seu Belchior Conrado, um senhor de idade, iria até os Altos pegar a novinha a muque e besuntar a bicheira de creolina. Mas nada perguntei; meu pai não era homem de muitas respostas. Mas logo imaginei a novinha, que conhecia bem, com a bicheira coberta de moscas-varejeiras e de tapurus (tá explicado*).
Encontrei Seu Belchior Conrado na sada de visita de sua casa, sentado na cadeira de balanço. Dei o recado:
– Seu Belchior, sou filho do Carneirinho. Ele mandou pedir pro senhor curar a bicheira de uma novinha nossa.
Seu Belchior levantou-se e se postou no meio da rua:
– Onde tá a novinha? Onde fica a bicheira?
Respondi conforme meu pai me havia informado.
Ele então começou o ritual da cura. Ficou de frente para os Altos do Seu Lucas, levantou o braço direito e gesticulou com a mão, balbuciando alguma reza que não ouvi bem. Fiquei aguardando o Dominus vobiscum
et cum spiritu tuo. Para qualquer reza séria, pra mim, coroinha sacramentado, tinha que ter essas palavras que ouvia todo dia na igreja e que não sabia o que significavam. Mas não teve Dominus vobiscum...
– Pronto. Diga ao Carneirinho que a novilha está curada, amanhã os tapurus já caíram todos e a bicheira tá enxuta.
Voltei e disse o recado pro meu pai. Dois dias depois a novinha apareceu junto com o gado que vinha todo dia pra rua, sarada. Papai mandou eu agradece ao seu Belchior Conrado a cura milagrosa. Foi assim que presenciei minha primeira Cura de Bicheira à Distância – CBD.
Hoje, pensando bem, aquela novilha tinha um eficiente sistema de defesas orgânicas.
Mardone França
Nenhum comentário:
Postar um comentário