terça-feira, 29 de abril de 2014

HOMENAGEM DA PARÓQUIA DE COREAÚ À DOM BENEDITO ALBUQUERQUE

Há sessenta anos, o então Padre Benedito Albuquerque, ainda muito jovem, celebrava a sua Primeira Missa e em seguida assumia a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade em sua Terra Natal, Coreaú, foi motivo de muito júbilo para Seu Zé Barra, Dona Cocota e todos os seus familiares e conterrâneos. 

Coreaú era a época uma pequena urbe com três praças, algumas poucas ruelas periféricas e a maior parte de sua população rural possuidora de muitos problemas: fome e subnutrição, absoluta falta de assistência à saúde, inaceitáveis e desumanas cifras de mortalidade materno-infantil, maioria da população analfabeta. As únicas instituições de ensino eram o grupo escolar e algumas escolas em poucas casas, que asseguravam o ensino somente até o primeiro grau ou primário como era chamado este nível de ensino. 

Padre Benedito veio com determinação pétrea de inconformismo com esta situação e de assegurar oportunidade educacional a população com a convicção de ser este o único meio de reverter a miséria e assegurar promoção social e humana. 

Fundou o Educandário Nossa Senhora da Piedade, sendo ele Diretor, Professor, Gestor...Tudo. Selecionou alguns poucos abnegados e capacitados ao ensino em Coreaú e importou outros. Desta semente vicejou o Ginásio Nossa Senhora da Piedade, assegurando oportunidades sequenciais de ensino aos jovens talentos da terra, que seguiram seu destino na Universidade Federal do Ceará e de outros Estados do Brasil.

Padre Benedito, nunca abdicou de sua vocação de Educador sempre aliada e subordinada a sua longa e vocacionada trajetória de religioso seja como vigário em outras paróquias do interior e de Fortaleza até ser ordenado bispo para a Diocese de Itapipoca, sempre muito prestigiado pelos fiéis e pelo clero cearense e brasileiro, tendo exercido funções firmes e determinantes na pastoral da terra.

Dom Benedito, um pensador e intelectual da Igreja, mantendo, em todo o tempo, uma postura humana e discreta, mas muito firme, fez pós-graduação na Universidade Gregoriana de Roma, onde agregou saber e conhecimento. Hoje, ele é Bispo Emérito de Itapipoca e diria o Vigário Perpétuo da Paroquia Nossa Senhora da Piedade, de Coreaú, que não tenho medo de estar equivocado, foi e será para sempre a mais simples, mas, a mais querida das funções eclesiásticas exercida.

Dom Benedito, os seus conterrâneos coreauenses, os seus ex-alunos e descendentes serão eternamente gratos por tudo que foi feito em benefício de nossa terra e de nossa gente. Vossa Reverendíssima foi e será uma referência de Coreaú para o Clero em Geral, como Professor, Intelectual e Pastor da Igreja Católica.

Nossa Eterna Gratidão.

José Galba de Meneses Gomes
Membro da APL

Nota: este Texto expressa o sentimento de todos os Paroquianos de Coreaú e dos Ex-Alunos do Ginásio Nossa Senhora da Piedade, na ocasião das homenagens da Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Coreaú aos sessenta anos de profícua vida Eclesiástica de Dom Benedito Francisco de Albuquerque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário