quinta-feira, 25 de julho de 2013

O SONHO SUPERA A DIFICULDADE

Era meado da década dos anos setenta e, numa pacata cidade do interior do Ceará, um jovem adolescente de 13 anos começou a cursar a oitava e última série do ensino ginasial, então chamado 1.º grau maior. Apesar de o colégio distar não mais que 40 m de sua residência, quase sempre chegava atrasado às aulas e muitas vezes sem tomar o café da manhã, para não se atrasar mais ainda. E isso tem explicação e justificativa. Ainda assim, foi um dos melhores alunos da turma. 
O pai do adolescente era agropecuarista e pequeno comerciante, e a prole era grande. No entanto, pela manhã, com frequência era escalado o menino para conduzir o gado leiteiro ao cercado para alimentar-se e trazer os animais (jumentos e burro) para irem a outra propriedade da família no turno vespertino, ao passo que outro irmão iria buscar o gado ao final de tarde, levando os animais para o descanso e alimentação. 
Ocorre que o cercado que alimentava o gado leiteiro e os animais tinha muita capoeira (área de mata fechada), intercalada com aberturas de relva verde, alegria e satisfação dos bichos. No entanto, muitas vezes, depois de passarem a noite comendo, pela manhã, os animais ficavam escondidos no interior de uma das capoeiras (e eram muitas), aí aja tempo para procurá-los. Quase sempre a busca não tinha sucesso, e o adolescente voltava quase no meio da manhã e sem nenhum animal. Avisado do ocorrido, o próprio pai tinha de fechar o comércio e ir campear os animais. E isso corria o ano inteiro. Não tinha tempo bom, pois no inverno a mata fica mais fechada e escura, e no verão os caules das árvores e as folhas secas se confundiam com as cores dos animais. 
Então, numa certa manhã, após uma busca infrutífera, e de chegar bem atrasado no colégio, o diretor (que também era professor de matemática) indagou ao aluno na sala de aula e na presença de todos os colegas por que ele chegava quase sempre muito atrasado para assistir as aulas e se morava na mesma rua do colégio. O aluno respondeu: Quer mesmo saber o motivo professor? E contou tudo, nos termos narrados acima. 
No entanto, naquele ano, apesar dos muitos atrasos às aulas, o aluno fechou a matéria de matemática do professor/diretor com 08 (oito) notas mensais 10 (dez). E naquele tempo havia tudo: testes, provas e arguições (no quadro negro). 
Moral da história: nunca desista de seus sonhos. 
Boa Vista/RR, 23 de julho de 2013. 

Cosmo Carvalho
Engenheiro e Advogado

Um comentário:

  1. Da série: E este mesmo senhor pai deste adolescente e de tantos outros está na minha lista de notoriedades dos homens íntegros de Coreaú que formou toda a prole e os tornou vencedor sem nunca ter ocupado cargo político. O grande valor da família tradicional coreauense está neste conjunto. São vários heróis que não poderei citar nomes aqui, mas que do alto de suas simplicidades e carências transformaram seus filhos em doutores às custas de muita disciplina, educação e principalmente perseverança. Uma grande vitória quando não se é nascido em berço de ouro ou quando não se vem de oligarquias políticas. Tenho dito... E sempre!!!

    ResponderExcluir