quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

UMA CASA CHAMADA APL

Nossa Academia é uma casa de portas abertas, embora não tenhamos, de fato, nenhuma porta, ou teto, ou parede sequer dessas mais comuns feitas de cimento, tijolo e madeira. Antes que um leitor desavisado nos compare “À Casa” do Vinícius de Moraes, faço lembrar que somos mais do que uma metáfora. 

Aqui, como numa verdadeira casa, muita gente pode encontrar refúgio e se sentir bem recebida. Aqui, diferente da maioria das casas, que guarda e até mesmo esconde os objetos e as pessoas que lá se encontram, estamos para dar visibilidade, mostrar o que ficara encoberto, a saber, alguns dos talentos (sobretudo na escrita) de nossa terra, atual Coreaú, saudosa Palma. 

Se tal é nosso intento, com grata alegria, neste dezembro de 2013, anuncio: a ideia nascida despretensiosa, numa brincadeira fortuita de feriado, ganhou proporções inesperadas. Por mais que a atuação da APL tenha sido ainda tímida, provamos, com este blogue, com a realização do 1º Concurso Literário de Coreaú [ainda em andamento], e com outras ações específicas que vieram e virão, que há, sim, em Coreaú muito potencial de desenvolvimento cultural.

A ideia da APL avançou fronteiras. Pessoas de outros municípios, e até de outros estados, que conosco se comunicam e tiveram contato com a proposta da APL ficam, de pronto, interessadas a admiradas com uma Academia que quer ir além das láureas. Iniciativas noutros cantos estão se germinando com o impulso singelo de nosso exemplo; tomara que vinguem! Isso significa que, se pouco fizemos, com o ânimo novo que ganharemos em 2014, muito mais há de se fazer. 

E não estamos sozinhos... Outras ideias têm germinado e dado a Coreaú - na base da resistência - as suas contribuições à Cultura. Estaremos abertos para apoiar no que pudermos a elas também. 

A esperança é de que o que tem sido feito - muito pequeno ante o que queremos e é necessário - seja somente o começo e que, em conjunto, mais pessoas se engajem, mostrem seus talentos e arregacem as mangas para fazer “chover arte nos terreiros da Palma”, como asseverei um dia num de meus poemas. 

Gratidão a todos que contribuíram de alguma forma neste blogue (mandando seus textos), participando do Concurso, acompanhando-nos e que - se não agora, mas futuramente - estarão também conosco nesta empeleita. É nas pequenas ações que se faz História!

Benedito Gomes Rodrigues
Membro da APL

2 comentários:

  1. Muito bom, poeta! Que essa 'chuva de arte nos terreiros da Palma' seja chuva torrencial e permanente!

    ResponderExcluir
  2. APL, semente plantada que está sendo regada para produzir frutos de saber e cultura através dos tempos de forma imperecível geração após geração.

    ResponderExcluir